Sobre a cardiologia

O Cardiologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares, ou seja, as doenças que acometem o coração e o sistema circulatório.

Também são responsáveis pela reabilitação de pacientes com insuficiência cardíaca ou circulatória ou por pessoas que passaram recentemente por uma cirurgia deste tipo.

Ele deve ser consultado em duas situações: para prevenção ou para tratamento de doenças cardíacas. Destaca-se também há necessidade de se consultar com um Cardiologista sempre antes de iniciar qualquer atividade física regular ou antes da realização de qualquer cirurgia. 

Profissionais da área

Sobre a dermatologia

A Dermatologia é uma especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, mucosas, cabelo e unhas.

O Dermatologista também orienta sobre cuidados gerais, soluciona problemas estéticos e trabalha na manutenção da beleza da pele. Ele diagnostica em qual estágio de rejuvenescimento o paciente se encontra: embelezamento, prevenção ou reconstrução e propõe um plano terapêutico de forma individualizada.

É essencial buscar atendimento dermatológico o mais breve possível ao observar sinais e alterações, como: cravos e espinhas, coceira, vermelhidão ou descamação, pele muito seca ou muito oleosa, unhas fracas, manchadas ou quebradiças, queda de cabelo ou fio quebradiço, suor em excesso, manchas no corpo ou pintas suspeitas, estrias, cicatrizes de acne, rugas, hidratação, celulite e flacidez.

Profissionais da área

Sobre a medicina do sono

A medicina do sono é uma área médica destinada a identificar, diagnosticar e tratar os distúrbios do sono bem como a sua repercussão na vida das pessoas.

Para se ter uma ideia, existem mais de 80 (oitenta) distúrbios do sono.

O médico do sono cuida diretamente de problemas como ronco, apneia do sono, insônia, sonolência excessiva, pesadelos, sonambulismo, bruxismo, entre outros. 

Profissionais da área

Sobre a ortopedia

É o ramo da medicina responsável pelo diagnóstico, tratamento de lesões e disfunções do sistema músculo esquelético. É responsável por tratar patologias do joelho, ombro, coluna, articulações, tendões, ligamentos e tudo mais que se relaciona ao aparelho locomotor.

Dentre as principais doenças tratadas por um Ortopedista temos: tendinites, bursites, artrose, condromalacia, dor ciática, patologias degenerativas da coluna lombar e cervical, osteoporose, osteopenia, fasceíte plantar, epicondilites, dentre outras. 

Profissionais da área

Sobre a pneumologia

Pneumologia é a especialidade que cuida das causas, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças respiratórias. Principalmente as que afetam os pulmões, traqueia e pleura.

Entre as doenças sob enfoque da pneumologia estão: gripe e resfriado, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), câncer de pulmão, tabagismo, pneumonia, apneia do sono. Deve ser destacado que os sintomas mais comumente relacionados às doenças respiratórias são: tosse, falta de ar, dor torácica, expectoração com sangue e chiado.

Profissionais da área

Sobre a psiquiatria

 É uma especialidade da Medicina responsável por diagnosticar e tratar os chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com a prevenção, diagnóstico, tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais. Como exemplo de doenças mentais temos: depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, demência, transtornos de ansiedade, entre outros.

Profissionais da área

Sobre a nutrição

O Nutricionista é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar doenças de comportamento alimentar. Como por exemplo, a obesidade, a compulsão alimentar, a prevenção e controle de diabetes, a prevenção e controle de hipertensão e o acompanhamento de pacientes que realizam a cirurgia bariátrica.

Embora sejam sempre associados a dietas para emagrecer, o profissional especialista em nutrição é uma fonte confiável sobre alimentação e saúde, responsável por prevenir doenças, além de recuperar ou manter a saúde e bem-estar do indivíduo por meio da orientação a uma alimentação rica em nutrientes e balanceada.

Vale a pena buscar a orientação de um Nutricionista para ajudar você a alcançar seus objetivos e melhorar a sua saúde quando:

– Seu corpo não está recebendo todos os nutrientes de que precisa
– Você gostaria de emagrecer e manter os resultados
– Você quer ganhar peso ou massa muscular
– Você descobriu uma restrição alimentar
– Controlar doenças que são influenciadas pela alimentação, como diabetes e hipertensão
– Garantir a saúde em todas as fases da vida

Profissionais da área